Jogadores

Por ordem na Jornada:

ProtasioArthur Protasio é escritor, roteirista e pesquisador. Coordena o projeto de pesquisa de jogos, CTS Game Studies, da FGV e é presidente da IGDA-Rio. Na internet, é criador e apresentador da websérie LudoBardo, e seus trabalhos variam de artigos a vídeos e jogos, alvos de matérias em jornais e destaque em festivais como GDC, SBGames e FILE. Para uma listagem de seus feitos acesse o perfil no LinkedIn  e para ler sua ficção, o site Vagrand Bard.

XavierGuilherme Xavier é CEO da Donsoft Entertainment. Além de doutorado designer de jogos e palestrante na área do entretenimento eletrônico, lançou em 2009 o premiado jogo Capoeira Legends:Path to Freedom e no ano seguinte, o livro pela editora 2AB intitulado A condição eletrolúdica, Professor de disciplinas de mídia digital na PUC-Rio, se apresenta também como consultor, ludólogo e pesquisador de jogos.

PivottoCarlos Pivotto é Mestre e Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e gosta de jogos. Estes, desde a primeira infância, tiveram papel importante em sua formação cultural. Sob a alcunha Ilapso, integra, desde 2010, do Baixo Frente Soco e seus podcasts sobre jogos e diversão.

 

CamposSimone Campos é escritora, tradutora e editora. É jornalista e produtora editorial pela UFRJ e atualmente mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ. Estreou na literatura aos 17, com o romance No shopping. Depois vieram o romance A feia noite, a ficção científica online Penados y rebeldes e o livro de contos Amostragem complexa. Seu livro interativo OWNED, inspirado na cultura dos videogames, saiu em papel e em meio digital.

RezendeRian Rezende é sociólogo, mestre em design, game designer e colaborador na Donsoft Entertainment. Pesquisador do LaDeH , do  Ilustr&Narrativa e professor no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, integra as equipes do RPG Incorporais, do Coletivo Gamerama e da Academia Lúdica, sendo também fundador e Mestre Lúdico na Cia Imperial Lúdica. Sempre que pode, joga RPG, e quando não, cardgames, videogames, boardgames e tudo mais.

MendesIsrael Mendes é gaúcho, formado em Comunicação Social pela PUC-RS. Possui 15 anos de experiência, tendo trabalhado como redator publicitário nas principais agências de propaganda do RS. Em 2007 tornou-se sócio da Aquiris Game Studio, onde é Diretor de Criação. Em 2010 reingressou na universidade e é estudante de Filosofia. No mesmo ano estreou na literatura como escritor e poeta publicando seu primeiro livro, Menino Perplexo.

SeveroAna Paula Severo é graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNIFOR e mestre em Tecnologias da Inteligencia e Design Digital pela PUC-SP. Atuou em diversas áreas, entre elas como motion designer, desenvolvendo produtos de mídia interativa para EaD da UNIFOR. Atuou como game designer e QA Tester na empresa QUByte e desenvolve pesquisa em tecnologias com ênfase em games.

WardruipNoah Wardrip-Fruin: é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e é um conselheiro do Expressive Intelligence Studio. Ele é um ex-aluno dos programas de mestrado em Artes Literárias e Estudos Especiais de Doutorado da Brown University. Além de pesquisa em mídias digitais, jogos de computador e estudos de software, é membro do Conselho de Administração da Organização de Literatura Eletrônica.

LeiteLeonardo Cardarelli Leite: é designer freelancer e professor do curso de Design da PUC-Rio, onde leciona disciplinas relacionadas a computação gráfica e tecnologias digitais. Dedica parte de sua vida acadêmica e pessoal aos jogos eletrônicos, considerando-se sortudo por ter conseguido conciliar ambos.

 

FerreiraIsabel Ferreira é graduada em Letras pela PUC-Rio de Janeiro e mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela mesma instituição. Atua nas áreas de revisão, copidesque e tradução, tendo sido responsável pela revisão das legendas do Indie Game: The Movie. No âmbito acadêmico, seus interesses são cultura brasileira, literatura brasileira, filosofia da linguagem e literatura e psicanálise.

FranciscoPedro Augusto Francisco é pesquisador e professor do Centro de Tecnologia e Sociedade, coordenador do projeto Open Business Models. Seus interesses transitam de marcas e consumo à etnologia e teoria antropológica. É mestrando em Sociologia e Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Coordenou a pesquisa “Territórios da Moda” e realiza estudos na área de Propriedade Intelectual e Antropologia Econômica.

PortnowJames Portnow: já escreveu para as principais publicações do segmento de jogos, inclusive Gamasutra, The Escapist e Edge. Portnow é conhecido por suas teorias sobre design, sua websérie Extra Credits e foi convidado para falar em universidades, empresas e conferências internacionais, incluindo GDC, AGDC, PAX, SXSW e LOGIN. Ele é o co-autor de um livro sobre línguas inventadas publicado pela Oxford University Press.